top of page

O que são e para que servem as placas fotoluminescentes



Falar em sinalização de segurança contra incêndio e pânico é entender sobre o uso e benefícios de placas fotoluminescentes.

Obrigatória em edificações, à exceção de residências unifamiliares (apenas uma família) e áreas de risco, a exigência dessa sinalização foi criada em 2004 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com o objetivo de cumprir o que está acordado, sob ponto de vista técnico , na legislação brasileira.

Orientada pela norma brasileira NBR 13434, partes I, II e III, essa medida de segurança pressupõe padrões técnicos que devem ser avaliados a fim de que os locais em foco estejam salvaguardados de que tenham condições de segurança contra incêndio durante o tempo de uso e ocupação da edificação ou área de risco.



Placas fotoluminescentes na sinalização:

Conforme o parágrafo da NBR 13434, como orientar as pessoas, fazê-las localizar os equipamentos e as rotas de fuga, em caso de corte de energia, sem o mínimo de visibilidade? Diante de situação como descritas acima foi convencionado que as sinalizações por meio de placas fotoluminescentes têm como finalidade apontar rotas de saída de emergência e indicar as ações necessárias para orientar as pessoas, bem localizar equipamentos de combate a incêndio e alarme, como extintores, mangotinhos e hidrantes, por exemplo.



Para oferecer assegurar luminosidade ideal, as placas fotoluminescentes precisam ser produzidas com rigorosos controles de qualidade.


Funcionamento:

De acordo com a NBR 13434 o fator de fotoluminescência, ou seja, a duração de tempo de emissão de luz pela placa, deverá corresponder a um valor mínimo exigido. É isso que irá garantir a visibilidade no escuro.

É obrigatório que as placas fotoluminescentes sejam legitimadas por laboratórios reconhecidos e certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e os dados do desempenho de luminescência especificados na própria sinalização.


Segundo o texto técnico de sinalização de segurança contra incêndio e pânico, o desempenho das placas fotoluminescentes devem exibir os seguintes requisitos mínimos, em megacandelas por metro quadrado.


Após 10 minutos, deve ser de 140 mcd/m² Após 60 minutos, deve ser de 20 mcd/m²

A autonomia do sinal luminoso da placa deve ser de, no mínimo, 1.800 minutos, e as cores emitidas devem ser amarelo esverdeado para o período de autonomia e branco na ausência de luz ambiente.


Normas:

Devem corresponder às normas da ABNT NBR 13.434.

Outras condições desejadas para projeto desse tipo são:


* Propagação de chama (NBR 13.434-3 item 4.1) * Resistência a agentes químicos e lavagem (NBR 13.434-3 item 4.2) * Resistência a água (NBR 13.434-3 item 4.2.1) * Resistência a detergente (NBR 13434-3 item 4.2.2) * Resistência a sabão (NBR 13.434-3 item 4.2.3) * Resistência a óleos e gorduras (NBR 13.434-3 item 4.2.4) * Resistência a névoa salina (NBR 13434-3 item 4.3) * Resistência a intemperismo (NBR 13.434-3 item 4.4) * Fotoluminescência (conforme DIN 67510-1)

Siga-nos
  • Pinterest - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
Recentes
Outros posts

Boulevard 28 de Setembro

389 505  Vila Isabel

Rio de Janeiro

21 2578 6600

21 2576 7609

Alinhada às exigências do mercado e focados em escolhas criteriosas, respeitando as particularidades de nossos clientes, a CLA Programação Visual transformou cada projeto de design de sinalização em um ambiente especial para você.

CLA PROGRAMAÇÃO VISUAL

ENDEREÇO

COPYRIGHT 2015

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

DIREITOS AUTORAIS

bottom of page