Petopia Petshop
UM MUNDO PERFEITO PARA SEU PET!
Às vésperas da inauguração de seu pet shop (Petopia), no próximo dia 8 de março, no bairro Tijuca, o empresário Eric Tavares comenta sobre como transformou o sonho de ter um pet shop em realidade e sua experiência com a CLA no desenvolvimento de estratégias por meio do design para ter sucesso no competitivo mercado pet. Confira a entrevista.
Você sempre teve uma relação próxima com os animais?
Sim, desde a infância. Me lembro que eu deveria ter em torno de seis anos, quando estava passeando pelo Centro da Cidade com minha mãe e vi um filhotinho de dálmata em um pet shop, no Largo de São Francisco. Foi amor à primeira lambida (risos). Chorei tanto para ter aquele cãozinho que consegui convencer minha mãe a comprá-lo para mim. Desde então, minha paixão por animais só foi crescendo.
Como surgiu a ideia de montar a Petopia?
Em 2016 decidi transformar o sonho de ter um pet shop em realidade. Procurei a CEFET Jr. Planejamento de Mercados para uma pesquisa de mercado. Porém, poucos meses depois houve o impeachment que acabou gerando um cenário de instabilidade social, política e econômica. Preferi esperar por um momento menos conturbado para retomar a ideia.
Bem, como durante a pandemia houve um aumento de compra e adoção de pets, percebi que havia chegado o momento certo para desengavetar o projeto. Resultado: no próximo dia 8 de março a Petopia será o novo "point" de tutores e seus filhos patudos.
A Petopia buscou no design uma ferramenta para otimizar a estratégia de marketing. Como você chegou à CLA Programação Visual?
Foi indicação da arquiteta Ana Maria Butrico, quem desenvolveu o projeto da Petopia. Foi curioso, porque quando recebi o orçamento da CLA, ele estava um pouco fora do meu orçamento. Mas aí Cynthia comprou a ideia e eu estou super feliz com o resultado. Acho que é uma parceria que vai dar bons frutos tanto para mim quanto para a CLA que é desenvolvedora do projeto de design.
Como foi o processo de Naming?
Foi curioso . No processo de naming a CLA me apresentou vários nomes. Dentre eles, alguns que eu gostei de início, como Miauau, Oh, my dog, BichOz. Mas conversei com a Cynthia e com Raphael (designer) sobre a incidência de pet shops com nome bicho aqui no Rio. Já tinha visto o Oh, my dog, por exemplo. Foi então que comecei a prestar atenção nos outros nomes que, em um primeiro momento, não me atraíram muito.
O Petopia saltou para a primeira posição quando me lembrei de um vídeo de Eduardo Galeano, no qual ele fala sobre o significado da palavra utopia. Algo que a gente vê no horizonte e queremos chegar cada vez mais perto, mas quanto mais nos aproximamos, mais distante fica. Porém, é um ideal que nos mantém caminhando. Achei isso fantástico. Quando liguei pet à palavra utopia vi que tinha tudo a ver. A gente quer um mundo perfeito para os animais. Aliás, um mundo perfeito para todos. Por que não aplicar isso no mundo pet? Um mundo melhor para nossos bichinhos. Simpatizei com o nome e comecei a fazer pesquisas na Internet até decidir que seria esse nome. Acho que fiz a escolha certa.
Em meio a crise, o mercado de pet vem ganhando destaque. Como você vê esse crescimento?
Vejo com muito otimismo. Um mercado que segundo as pesquisas está em pleno crescimento e nos próximos quatro anos a tendência é crescer ainda mais. Outra coisa que chama a atenção é a migração de profissionais de outras áreas para esse mercado que cresce cada vez mais e traz novas oportunidades.
Como a Petopia pretende se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo como o de pet?
Meu foco vai ser uma relação mais humanizada. Eu já estive do lado de lá do balcão. Tratei meu cachorro e três gatos durante anos em um pet shop. Uma coisa que eu percebia e sentia falta era um contato mais próximo por parte do petshop comigo. Mesmo sendo cliente assíduo, eles não sabiam meu nome, o nome do meu cachorro, nem o dia de nosso aniversário. Nunca recebi um e-mail, uma mensagem ou brinde. Era uma relação muito comercial, semelhante ao tratamento dado a clientes de supermercado.
Na Petopia quero interagir com meus clientes através das mídias sociais e enviar mensagens. Ter um canal aberto e constante com eles. Focar na qualidade do bom atendimento e dos produtos oferecidos. Farei de tudo para criar uma relação de confiança desde o momento em que eles entrarem na loja. Esse será o meu diferencial.
Na sua opinião, quais produtos devem fazer maior sucesso na Petopia?
Quero que o atendimento seja a minha ferramenta de sucesso. Poder responder de forma ágil e com interesse para criar um relacionamento de confiança. Por isso, cuido de cada detalhe para que a atmosfera da Petopia seja acolhedora, agradável para que as pessoas sintam que o seu pet será acolhido e muito bem tratado. Saber qual produto será sucesso nesse mercado que exige novidades constantes para atender a demanda é difícil. Minha aposta é numa parceria que pretendo estabelecer com uma amiga, quem está criando roupas de pet com tecidos de grifes famosas. Talvez, isso possa ser encarado como um diferencial.
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