top of page

Embalagem como ferramenta de comunicação - Case AeroClassic

  • Ana Crys Tavares - CLA Programação Visual
  • 29 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura

A comunicação não é apenas criada pela linguagem, mas com cores, forma, fragrância e ruído. A primeira coisa que um comprador percebe em uma embalagem são cores e formas. Isso mostra o quanto o invólucro desempenha um papel essencial . Daí, ser considerada como um importante critério de diferenciação e para comunicar a qualidade da mercadoria . Portanto, não basta apenas prometer qualidade no texto, para convencer os consumidores de forma coerente. É necessário um apelo estético convincente.

Já se passaram 30 anos que a designer Cynthia Araujo resolveu empreender e não simplesmente abrir um escritório (CLA Programação Visual), mas ser uma mola propulsora da economia e da sociedade.


Embora já há alguns anos a empresa seja referência em projetos de sinalização ambiental e wayfinding, no início a CLA trabalhou com design de embalagem. Um dos primeiros clientes do escritório foi o ex-sócio da Aviator que contratou a designer para desenvolver a marca e todos os itens de da Aeroclassic, sua nova loja e uma das primeiras de moda masculina nos moldes das butiques americanas.

Todos os layouts inspirados no aviador, nas nuvens e nos aviões foram feitos à mão com a ajuda de uma copiadora Xerox. Ainda não trabalhávamos com o computador, que estava chegando ao Brasil. Contei muito com o talento e o profissionalismo de meu inesquecível parceiro, Glauco Araujo ( in memorian) , para realizar esse projeto, conta Cynthia.

Diz o provérbio que a roupa faz o homem. Mas, vamos combinar, que a embalagem faz os produtos. A dupla optou por dois materiais ainda inéditos nos anos 90 para desenvolver “A” embalagem para as camisas polo vindas dos EUA: os versáteis e resistentes cartão kraft e kraft corrugado.

Vale lembrar que uma embalagem desempenha um papel crucial para o sucesso de um produto e deve corresponder ao público-alvo. Isso torna o design da embalagem de um produto (forma e materiais, cor, texto e imagens) um fator importante na tomada de decisão de compra. Às vezes, o fracasso de um produto não é porque a pessoa errada é abordada, mas por causa do que você diz a ela.


Comments


Siga-nos
  • Pinterest - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
Recentes
Outros posts

Boulevard 28 de Setembro

389 505  Vila Isabel

Rio de Janeiro

21 2578 6600

21 2576 7609

Alinhada às exigências do mercado e focados em escolhas criteriosas, respeitando as particularidades de nossos clientes, a CLA Programação Visual transformou cada projeto de design de sinalização em um ambiente especial para você.

CLA PROGRAMAÇÃO VISUAL

ENDEREÇO

COPYRIGHT 2015

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

DIREITOS AUTORAIS

bottom of page