Design, banner, cartaz e mídia digital
Segunda à tarde e o único pensamento que vem à mente é: lá vem a rotina de novo. Sendo assim, pega aquele cafezinho coado ou expresso, puxe uma cadeira que lá vem historinha para começar a última semana de março inspirado.
Ah, e por falar rotina, cotidiano, já notaram que basta colocar o pé fora de casa para se deparar com banners, cartazes em quase todos os lugares: pontos de ônibus, no carro ou nos shopping centers (esses, então!!!).
Como meio de comunicação de massa, eles atingem um grande público com rapidez e facilidade, quando colocados corretamente.
Parece, mas não é. Porém, cartazes não são e nunca foram panfletos ampliados. Há uma exigência de seguir certas regras de design para que alcance o resultado esperado, como:
* Título conciso
Assim como os letreiros, os cartazes devem chamar a atenção do espectador imediatamente e ser fáceis de entender, já que o tempo médio de visualização é de apenas 3 a 5 segundos.
* Estrutura e curso do olhar
É importante que os vários elementos sejam apresentados de forma clara e fácil de distinguir. Cabe ao designer orientar a visão da pessoa e considerar para onde ele(a) deve olhar primeiro. Sabe por quê? Porque, em geral, as pessoas se detêm apenas em alguns elementos. E isso deve ser levado em consideração ao colocar o logotipo, as imagens de produtos e slogans publicitários.
* Mensagem principal
Tipo de coisa “pá-pum”. As pessoas devem entender a mensagem principal à primeira vista. Caso contrário, eles não prestarão mais atenção. Não basta só ter um elemento com estética apurada. Ele tem que dialogar com o produto em termos de conteúdo. Os designers devem considerar desde o início qual é a mensagem central e como podem enfatizá-la.
* Logotipo bem visível
Facilmente reconhecíveis e capazes de despertar associações, os logotipos têm um papel importante e isso também deve ser reconhecível à distância, para além de ajudar a chamar a atenção da mensagem, seja em um cartaz ou uma placa.
* Esquema de cores
As cores desempenham um papel crucial no design de elementos de sinalização, por exemplo: uma imagem escura ou em preto e branco terá uma aparência diferente de uma imagem colorida e luminosa. Dessa forma, os contrastes de cores podem direcionar a linha de visão do observador. Daí, cabe aos designers considerarem a melhor posição para os elementos dentro do ambiente.
* Tamanho da fonte e formato
O tamanho da fonte determina a legibilidade de uma placa ou qualquer outro elemento de sinalização. Os designers sabem quais fontes se adéquam melhor.
Bem, eles não me deixam falar ainda o que virá em breve. Só que ninguém disse que não poderia fazer um spoiler (risos).
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