Bicicletários subaquáticos em Amsterdã
- Ana Crys Tavares - CLA Programação Visual
- 3 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Cercada por 160 canais e 900.000 bicicletas pelas ruas tentar estacionar a magrela na capital holandesa já não é mais uma dor de cabeça desde o último dia 25 de janeiro, quando a Prefeitura municipal inaugurou o primeiro de seus maiores complexos de estacionamento submersos para bikes. Isso mesmo que você leu e eu escrevi!

Localizado em Stationsplein, embaixo da Estação Central e acessível para os usuários do metrô, o bicicletário tem capacidade para 7.000 bikes ( 6.300 para bicicletas particulares, 700 para serviços de compartilhamento).



Porém, para chegar à essa garagem futurista, o público tem que descer uma rampa e passar por uma área, cuja a iluminação foi pensada propositalmente para destacar elementos arquitetônicos como, as colunas curvas e as pinturas na parede que transmitem a impressão de que as pessoas estão embarcando em navios antigos.


Funcionamento. O local irá funcionar todos os dias da semana, sendo que o estacionamento é gratuito nas primeiras 24 horas. Após esse período, o custo será de € 1,35 (cerca de R$ 7,45) por dia.
O pagamento pode ser por cartão bancário, cartão de transportes públicos (tipo Riocard) ou um chip especial na bicicleta, o Fietstag.


Hegemonia das duas rodas. Dados recentes apontam que em Amsterdã existem aproximadamente 900.000 bicicletas. Mais do que o número de habitantes (833 989). Daí, o sufoco na hora de encontrar uma vaguinha para deixar a bike.
Mas não só foi essa a razão do investimento de € 60 milhões (aproximadamente R$ 331 milhões) para a construção do bicicletário. O investimento cria uma forma de resgatar a atmosfera urbana do início do século XX com ruas mais limpas.

Mais outro. O segundo bicicletário será inaugurado agora em fevereiro com capacidade para 4.000 bicicletas.
Outras cidades também estão pensando grande: Utrecht, por exemplo, há muito tempo tem a maior garagem para bicicletas do país, com mais de 12.000 vagas. Estatisticamente, os residentes na cidade universitária usam bicicletas como meio transporte do que na metrópole de Amsterdã.
A cidade espera que a demanda aumente nos próximos anos.
A gente selecionou um vídeo gravado recentemente pelo gerente de projetos dos novos bicicletários. Está em inglês, mas com legendas.
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Imagens: Revista Stern (26.01.23)
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