A identidade corporativa ou Identidade Visual. Qual é o seu itinerário?
Uma Identidade Corporativa vai muito além de como a empresa apresenta-se para o cliente, estando relacionada a questões mais profundas que envolvem aspectos culturais e organizacionais que perpassam toda a estrutura da empresa. Em um momento onde as informações se acumulam diante de nossos olhos é cada vez mais determinante que empresas busquem destacar seus atributos a fim de alcançar visibilidade no mercado.
O que faz de uma empresa algo especial e diferenciado? Como traduzir um conjunto de ideias, normas e condutas em algo com o qual o público possa interagir e criar uma conexão positiva e permanente entre este e a companhia?
Primeiramente é necessário traçar uma linha divisória entre os conceitos básicos de Identidade Corporativa e Identidade Visual.
Enquanto a Identidade Corporativa é orgânica e envolve todos os aspectos inerentes a uma organização específica, tornando-a única e inconfundível, a Identidade Visual é uma construção, uma manifestação física desenvolvida a fim de traduzir o DNA dessa organização mas que não necessariamente está a todo momento atrelada aos posicionamentos e atitudes praticados por esta, percebendo-se aí o elemento de artificialidade que diferencia os dois conceitos. Sendo assim, a Identidade Visual traz um conjunto de representações que mostram como a organização quer ser vista, lembrada e sentida pelo público, seja através do emprego de cores, formas, tipografias, ícones, símbolos, sons ou texturas que se apresentam sob formas variadas como papelarias, mídias sociais, documentos, ou apresentações.
Trazemos aqui alguns projetos de Identidade Visual que buscaram capturar valores organizacionais e a expressão da identidade de algumas empresas:
É impossível querer estar a par de tudo a todo momento. Somente aqueles que são percebidos claramente como uma empresa ou produto serão lembrados pelos clientes.
Uma Identidade Visual profissional não só causa uma primeira impressão positiva, mas, se bem alinhada à Identidade Corporativa, é capaz de solidificar a imagem e ajudar a fazer com que o cliente apaixone-se pelo seu produto.
Comentarios